segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Conversa com o autor: Editora da UFC entrevista Pedro Salgueiro


Com o objetivo de oferecer aos leitores um contato ainda mais próximo com nomes que já publicaram pela casa, bem como ampliar o diálogo com os autores que constam em seu catálogo, a Editora da UFC entrevista o escritor Pedro Salgueiro. Em uma conversa franca e descontraída no Bosque Moreira Campos, no Centro de Humanidades do Campus do Benfica, o autor nascido em Tamboril (CE) em 1964 rememora momentos importantes de sua vida e obra, destacando o papel da Universidade Federal do Ceará (UFC) em sua carreira e apontando os rumos da literatura produzida no Ceará.

EDIÇÕES UFC – Pedro, como você começou a atuar na literatura?

PEDRO SALGUEIRO – Comecei como leitor, lendo tudo o que aparecia, e aos poucos comecei a selecionar. Quando surgiu o desejo de escrever, comecei pela poesia, na década de 1980, mas outro gênero (a prosa) foi se impondo: O peso do morto foi o primeiro conto que escrevi, inspirado em um crime ocorrido nos Inhamuns. A esse tempo, em Fortaleza, os escritores já consagrados integravam o Grupo Clã (ao lado deles, surgia uma nova geração de autores). Moreira Campos, Dimas Macedo e Sânzio de Azevedo, dentre outros, foram os primeiros a incentivar meus trabalhos literários.

EDIÇÕES UFC – Que livros você publicou pela Editora da UFC e que importância teve essa parceria na sua carreira?

PEDRO SALGUEIRO – Depois da publicação do meu primeiro livro (também chamado O peso do morto) em 1995 pela Editora Giordano, de São Paulo, veio a lume no ano seguinte O espantalho, pela Coleção Alagadiço Novo, da Editora da UFC: foi a estreia na minha terra, o Ceará, aos 32 anos. Na verdade, posso dizer que a UFC é minha casa intelectual; nela, estudei durante oito anos: concluí o curso de História e cursei Agronomia até o sexto semestre, tendo de me mudar para o Recife a fim de tomar posse em um cargo público. Outro momento importante de minha história com a Universidade foi o lançamento do Almanaque de contos cearenses (1997), responsável por lançar a geração de 1990 dos nossos prosadores, no bosque que iria receber o nome de Moreira Campos. Mais adiante, em 2005, meu livro Dos valores do inimigo foi indicado ao vestibular da UFC por dois anos seguintes, e publicado pela casa: sem dúvida, foi um momento importante na consolidação da minha carreira como escritor.

EDIÇÕES UFC – Você é originário de uma cidade da região dos Inhamuns, conhecida historicamente por uma violenta luta entre famílias (os Montes e os Feitosas). Em seus contos, a violência é um tema recorrente, e, nas crônicas, você passa ao leitor a sensação de estar “exilado” na cidade grande, a ideia de que este não é o seu lugar. De que modo, a seu ver, o lugar de origem exerce uma influência sobre a temática escolhida por aqueles que escrevem?

PEDRO SALGUEIRO – Costumo dizer que minha infância foi terrivelmente feliz, e ela acabou aos 15 anos, quando tive de me mudar de Tamboril para Fortaleza a fim de cursar o Ensino Médio. A partir daí, mantive uma relação ambivalente com a capital: após me mudar para o Recife, percebi ter desenvolvido de fato uma relação afetiva com ela, e, hoje, morando em Fortaleza já há 36 anos, reafirmo essa ligação, embora minha relação com o sertão seja muito mais forte. Acredito que, na infância, o indivíduo é como uma esponja seca que absorve tudo o que lhe ocorre, por não existir ainda uma barreira chamada “razão”, a qual somente após a adolescência começará a predominar. Desse modo, a maioria dos escritores tem nessa fase inicial da vida – em que a fixação das emoções atinge toda a sua potência – uma fonte especial de inspiração. Minha relação com o sertão, portanto, é muito próxima, e aparece até mesmo no meu livro Fortaleza voadora (2007), que não enfoca apenas a capital cearense (a propósito, atualmente entregue aos cuidados de Regina Ribeiro, uma nova coletânea de crônicas deve ser publicada pela Fundação Demócrito Rocha em 2018).

DOS VALORES DO INIMIGO



http://editora.ufc.br/




O conto tem suas peculiaridades. Nem todo escritor consegue a concisão necessária e o mistério indispensável capaz de levar o leitor do primeiro ao último parágrafo. Pedro Salgueiro consegue.

Começando seus contos sem deixar margem ao leitor de saber como será o final, o autor de O peso do morto, 1995, e O espantalho, 1996, é um contista genial. Basta abrir este livro, Dos valores do inimigo, para comprovar o que está sendo dito sobre ele. E ainda é pouco.

Dados do Livro

AUTOR: Pedro Salgueiro
COLEÇÃO LITERATURA NO VESTIBULAR - Nº 5
PÁGINAS: 114
ISBN: 85-7282-169-4
ANO: 2005


Também acessível na Estante Virtual:

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Acesse:

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Documentos Literários | Carta-Patente e Retrato de Maurício de Nassau



Maurício de Nassau


A fanpage da Fundação Biblioteca Nacional sempre traz coisas interessantes, como esta carta de Maurício de Nassau. Coloco aqui o post inteiro.

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A Série Documentos Literários, colaboração da Divisão de Manuscritos, lembra o aniversário da morte de Maurício de Nassau.

Johan Maurits van Nassau-Siegen nasceu a 17 de junho de 1604 em Dillemburg, na Alemanha, que então fazia parte do Sacro Império Romano-Germânico. Filho do conde João VII de Nassau, tinha laços de parentesco com famílias da nobreza dos Países Baixos, e participou de várias campanhas militares a seu serviço. Ao mesmo tempo, tendo recebido uma educação esmerada nas universidades da Basileia e de Genebra, era um entusiasta das artes, das letras e das ciências.

Em 1636, Nassau embarcou para o Brasil na qualidade de administrador dos domínios mantidos no Nordeste pela Companhia das Índias Ocidentais. Chegou ao Recife em janeiro de 1637 e iniciou um governo que - marcado por grandes reformas administrativas, econômicas e urbanísticas, bem como por guerras travadas pelo território e suas riquezas - é considerado por muitos historiadores o auge do período de dominação holandesa no Brasil. Dele são testemunhas as pinturas de artistas como Franz Post (1612 – 1680) e Albert Eckhout (1610 - 1666), que retrataram cenários e costumes brasileiros.

Nassau retornou à Europa em 1644, onde voltou a tomar parte em campanhas militares, recebeu patentes e honrarias. Em 1674 se tornou conde e, mais tarde, príncipe de Nassau-Siegen. Morreu em Cleves, Alemanha, em 20 de dezembro de 1679.

O documento neste post é uma carta-patente assinada por Maurício de Nassau, na qual nomeia o alferes Maximilian Schade capitão de companhia de infantaria holandesa. Escrita em holandês sobre pergaminho e datada de 15 de janeiro de 1643, trazendo o selo de Nassau, a carta, segundo o Catálogo de Cimélios da Biblioteca Nacional, foi adquirida na Europa por meio de compra. O original se encontra na Divisão de Manuscritos e pode ser acessado pelo link da BN Digital.

Explore o documento:
http://objdigital.bn.br/…/div_man…/mss1277760/mss1277760.pdf

Apresentamos ainda uma gravura a buril do artista holandês Willem Jacobsz Delff (1580-1638), feita a partir de pintura de Michel de Mierevelt (1567 – 1641). O documento está na Divisão de Iconografia:


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segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

REVISTA MATÉRIKA



http://revistamaterika.com/



│Website: Revista Matérika 15 -  http://revistamaterika.com/es_materika_15/Home.html

INCÓGNITA


Who are you?
Who, Who, who, who?
The Who

Quem,
dentre todos os rostos,
diz-se o teu,
atrás dos desvios em que te perdeste?

Qual a paisagem primeira do teu coração,
antes da palavra e do ressentir?


│Autor: Webston Moura│

UMA PINTURA DE MONET


Women in the garden (1866) - Claude Monet



Alto, um elevado,
um morro e uma escadaria.
Ao final da tarde, à sombra da luz morna,
você, à brisa, ouvindo Parole, Parole
na voz da Paula Toller.
Suave, em câmera lenta, vira o rosto
e me vê, olhos nos olhos, e me sorri,
uma pintura de Monet.


│Autor: Webston Moura│

UM TOQUE DE INFINITO



Birds (1926) - MC Escher




Quando amanhece,
ali, no entre-horas de escuro e claro,
escuto os pássaros, muitos, seus cantos unidos.
Parece-me, então, tudo ser pássaros,
ou melhor, seus cantos espalhados no ar,
como se toda a realidade isto fosse.
Parece-me, pois, um toque de infinito,
com se um oceano de sons se
levantasse sobre a cidade
e lhe tomasse todos os sentidos.


│Autor: Webston Moura│


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Webston Moura
, administrador deste blog, é Tecnólogo de Frutos Tropicais, poeta e cronista. Natural do Ceará, Brasil, mora no município de Russas, na região do Vale do Jaguaribe. Aprendiz de Teosofia, segue a Loja Independente de Teosofistas - LIT. Tem apreço por silêncio, música, artes plásticas, bichos e plantas. É também administrador dos blogs O Caderno Livre e Só Um Transeunte.
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COISAS-DESCOISAS


Sun and moon flower - Stanley Pinker




Água-marinha,
o canto do pintassilgo,
vela e vento,
Cristina sob o sol.

Algum abril sereno,
cambraia rara,
Sírius,
sonatas sonhantes,
dez cavalos em disparo.

Lugares que somos e não sabemos saber,
esta trança de coisas-descoisas da alma.


│Autor: Webston Moura│


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Webston Moura
, administrador deste blog, é Tecnólogo de Frutos Tropicais, poeta e cronista. Natural do Ceará, Brasil, mora no município de Russas, na região do Vale do Jaguaribe. Aprendiz de Teosofia, segue a Loja Independente de Teosofistas - LIT. Tem apreço por silêncio, música, artes plásticas, bichos e plantas. É também administrador dos blogs O Caderno Livre e Só Um Transeunte.
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CIDADE



Esta cidade, antes por mim sabida,
agora me estranha com cercas elétricas e sisudez.
Árida em seu estar, guarda os corre-corres
e já não pousa – espatifa-se em lugares de não se habitar.

Antes casa,
agora exílio,
é construto de deter e machucar.

Cidade máquina,
cidade caos,
teu mistério reduz-se a homens ávidos,
embora os pássaros ainda te ofereçam rumor
e alguma moça, antiga de coração, dê graça de flor numa janela.


│Autor: Webston Moura│

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

SOBRE COMO MACHADO DE ASSIS FOI RECEBIDO PUBLICAMENTE



Escritor Machado de Assis

A revista da Fapesp (versão online), na edição 284 (outubro de 2019), traz uma matéria sobre como o escritor Machado foi recebido publicamente: "Revisitando Machado de Assis - No marco dos 180 anos de seu nascimento, pesquisa evidencia como o romancista passou de escritor deslocado a autor central na tradição literária brasileira". Quem assina é Christina Queiroz e o link está "aqui". Há ainda um vídeo, onde o pesquisador Hélio de Seixas Guimarães comenta as opiniões de outros escritores sobre Machado de Assis, opiniões nem sempre "amigas", diga-se. O link está "aqui". Vale conferir tudo!

ESTRANHAMENTO



http://projetopassofundo.com.br/



por: Tânia Du Bois

Dia após dia sinto-me estranha. Não enxergo o horizonte, nem escuto os pássaros. Escuto as vozes em tom baixo e sem força. Meu dia é longo, curta a noite. As cortinas estão fechadas. Estaria passando pela minha intransparente solidão? Nas palavras de Álvaro Pacheco, “...Na minha vida que passa / eu passo do reencontro / dos tempos que me matei: / não cumpro as missões jacentes / dos fatos de alegrar-me: / minha sina é entristecer-me...”.

Escuto na insônia o lamento da vida, quando minhas outras vozes meditam no escuro do quarto. Traço linhas; escrevo sobre o silêncio que espreita a minha vida entre tentativas infrutíferas de bem estar.

Estranho é o mistério quando sigo minhas ruínas até o tempo remontar meu pequeno sonho: seguir as luzes para poder distinguir nas sombras a hora da verdade. Ainda em Álvaro Pacheco, “...Apenas a solidão / se comunica conosco: / é sofrer nas almas / esse meio e fim / (e sobreviver, ah, sobreviver)”.

É necessário resistir à estranheza temporal que diz que fui conquistada: minhas forças estão fracas. A vida me leva em altos e baixos nas várias cores da solidão. Ás vezes, penso em não mais ficar sem quem me convença a procurar parâmetros que multipliquem meus sentidos, para marcar o tempo e determinar as causas do estranhamento nos meus dias. Estaria nas pequenas coisas a grandeza da vida? Ou, como Álvaro Pacheco reflete, “...a vida nos desgasta / nessas repetições cruas / não não / nos habituamos jamais”.


│Crônica constante de Na Sombra dos Sentidos (Projeto Passo Fundo, 2019), de Tânia Du Bois.

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Leia também:
- JOGO EMOCIONAL (I)
- TRAÇOS INSTIGANTES
- AUTÓPSIA DO INVISÍVEL
- O REFLEXO COMPLEXO EM SI...
- A LUMINOSIDADE DO ESCURO
- MOSAICO DE RUÍNAS
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TRAÇOS INSTIGANTES



http://projetopassofundo.com.br/



por: Tânia Du Bois

Tomo como exemplo a fotografia das crianças sentadas de frente para o mar. Elas estão totalmente integradas à paisagem. A sensação que essa imagem produz, é a de serem “engolidas” pela paisagem, de tão pequenas que se tornam diante do mar; verdadeiros traços instigantes.

A mesma imagem permite outra revelação, a de que a paisagem é tão ampla que a minha imaginação se apresenta num tempo onde há o jogo entre o sentimentalismo e a hora do clik, permitindo admirar no espaço a bela imagem do ser diante da paisagem, enquanto arte, e a perceber a diminuição do ser, enquanto traços instigantes.

Momento artístico, descrito através da imagem como movimento, também encontrado na literatura nos traços instigantes da poesia. Alguns poetas descrevem a paisagem e homenageiam a grandiosidade do momento, como Douglas Mansur: “...fotografo com os olhos / revelo no pensamento / Amplio no coração / Distribuo com os lábios e com as mãos / Eternizando os momentos da história”.

A hora do clik registra traços instigantes em que considero o tempo como o melhor momento, porque, sem amarras, junta o passado ao presente na expectativa de que o futuro seja construído com suas verdades.

Busco nos traços instigantes respostas, em diferentes campos e, assim, emocional e culturalmente me fortaleço ao nutrir equilíbrio entre a paisagem e a reflexão da imagem, como relevância e suporte à mente e ao valor que a arte tem na posteridade; não como doação e sim pela qualidade que desempenha em minha vida. Douglas Mansur revela: “Fotografo no claro / Revelo no escuro / Amplio na luz vermelha / Na luz do passado vejo a história”.

Interessante como as pessoas interpretam de maneira diferente uma mesma paisagem. Enquadram a imagem com o objetivo mobilizador do pensamento, dando o toque pessoal à fotografia.

Atualmente, quando vista em paisagem considerada interessante, a imagem é registrada através do aparelho celular e, imediatamente, colocada nas redes sociais. Essa é uma das variantes do mundo moderno. No entanto, há a tendência de que o uso do celular para fotografar e divulgar traços instigantes estigmatiza comportamentos ditos despojados, não sendo algo culturalmente relacionado à arte, o que seria comprovado apenas pela sensibilidade de cada um.

Traços instigantes: imagem versus paisagem, ganha como o aliado o aparelho celular nos possibilitar desvelar com habitualidade o momento da contemplação. É impacto que põe em xeque a motivação versus arte, emoção versus momento. Que, sem rotulações abre portas para a imaginação em leque de possibilidades para atribuir significados aos traços diferentes, esculpidos através da vivência, com o poder transformador das artes, como escreveu Margarida Reimão. “Uma realidade marcada na moldura de um quadro...”

│Crônica constante de Arte em movimento (Projeto Passo Fundo, 2016), de Tânia Du Bois.

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Leia também:
- Jogo Emocional (I)
- Chamas
- Poemas de Pedro Du Bois
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JOGO EMOCIONAL (I)



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por: Tânia Du Bois

A música é suspiro efêmero, mágica elevada aos céus e ao inferno: relembra momentos e embala meu corpo no ritmo no prazer e da dor da saudade. Como em Geraldo Vandré, no Festival da Canção de 1968, “caminhando e cantando e seguindo a canção / Somos todos iguais braços dados ou não / Nas escolas, nas ruas, campos, construções...”.

A vida é feita de opostos que se completam: tendo a lembrança, como esquecê-la? Na música encontro o reconforto pelo que passou e restou apenas na sonoridade sentida como recordação. Por isso, reinvento o viver, musicalmente, para sentir o presente. Assim, na música Alegria, Alegria, de Caetano Veloso, “Caminhando contra o vento / Sem lenço e sem documento...// Eu tomo uma Coca-Cola / Ela pensa em casamento / E uma canção me consola / Eu vou // Sem lenço e sem documento / Nada no bolso ou nas mãos / Eu quero seguir vivendo o amor...”; marco do movimento tropicalista ao ser apresentada, em 1968, no Festival da TV Record.

Quando escuto músicas, sou tomada pelo jogo emocional em cenas de luzes, cheiros e sabores, onde meu pensamento se alia ao tempo que se amplia, fosse mar de sentimentos.

Os músicos constroem “arquiteturas” exuberantes, pois, conseguem retratar meu “clima envolvente” em cada canção, refletindo a alegria e a tristeza como momentos únicos, onde interiormente grito minhas saudades.

São inúmeras as vezes em que a música me ilumina em tons, que me permitem “fingir" que estou revivendo o jogo emocional; assim, o show de Bossa Nova, em 1960, intitulado A Noite do Amor Do Sorriso e Da Flor, apresentado nas dependências da UFRJ, com a participação de João Gilberto; Ronaldo Bôscoli anunciou que “Esta é a noite do amor, do sorriso e da flor. E este é realmente o primeiro festival de bossa nova mesmo. Não se espantem...”.

Sei o valor da música na vida; nela navego nos braços dos sentimentos; vejo o por do sol se refletir nas águas do mar, deixando claro esta vida de sombras. Então, sinto a importância da música, porque ela dá a sensação de poder envolver o passado nas lembranças presentes; como acontece quando escuto Elizeth Cardoso, na comemoração dos 50 anos de Bossa Nova, em Chega de Saudade: // “Chega de saudade / Vai minha tristeza e diz a ele / Que sem ele não pode ser...”.

Momentos em que, ao resgatar detalhes do meu viver, sinto vontade de estar novamente dançando pelo tempo e ouvindo a alegria do coração, como proposta para capturar as “imagens” como jogo emocional. Evinha bem refaz, cantando // Eu vou voltar aos velhos tempos de mim / Vestir de novo meu casaco marrom / Tomar a mão da alegria...


│Crônica constante de A Linguagem da Diferença (Projeto Passo Fundo, 2019), de Tânia Du Bois.
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Leia também:
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