sábado, 14 de setembro de 2024

Não Sou Pessimista



Montanha dos Cinco Tesouros (1933) - Nicholas Roerich 


Posso, às vezes, ficar triste e desanimado, mas, decididamente, não sou pessimista. Acho, inclusive, que os pessimistas se consideram "um espetáculo à parte", pois "eles é que sabem das coisas", né?

Algo que me ajuda a não ser pessimista, é a Teosofia, uma Escola de Sabedoria calcada na ideia de se buscar o melhor que o ser humano produziu, produz e, consequentemente, foi e é. Eu, que nunca tive, oficialmente, uma religião, encontrei neste caminho o meu, sendo a Teosofia a "Religião da Sabedoria", um imenso campo aberto à multidimensionalidade do conhecimento humano, objetivando a melhoria do ser de cada um e, portanto, do todo, o social, o coletivo, o planetário.

É fácil? Nem sempre. A porta estreita é estreita mesmo. Então, necessário se faz lutar, andar, cair, levantar e seguir tentando.

Antes de tudo, não sou pessimista porque minha alma sempre conspirou pelo contrário. Assim sendo, falo de um fundamento de quem sou, da minha estrutura de pessoa.

Respeito quem é pessimista apenas porque os outros têm o direito de o serem. E eu não quero entrar nesse tipo de conflito.

Sobre o futuro, tenho medo porque sou humano e não estou de olhos fechados, mas me sinto até na obrigação de gerar em mim e em quem puder uma confiança otimista, dado que, interiormente, somos seres de futuro, desejando sempre o passo seguinte, sonhando com o melhor.

E, se penso na minha origem como fato da VIDA, procuro ver a cadeia de eventos que me trouxe até aqui. A força-motriz que me gerou deve ter considerado válido fazer isso. E isso quer dizer que, diante da REALIDADE, eu preciso ter uma missão consciente. Assim sendo, como posso ser devoto do pessimismo?

Sobre a Teosofia, sobre desejá-la e querer aprendê-la, lembro-me de umas palavras que um amigo me disse, certa feita, e que também servem para outros assuntos. Disse ele:

Ao aderir a uma crença, você:

1. Não vai conseguir aprender tudo dela e sobre ela;
2. Não vai concordar com tudo que ela colocar;
3. Não vai conseguir compreender tudo que ela possa exprimir;
4. Nem vai se dar bem com todos os que fazem parte dela.

E completou: "mas ela pode ser a sua crença, desde que seja suficiente e, para você, faça sentido".

E assim tento, com o otimismo que posso gerar em mim e ao meu redor.



|Autor: Webston Moura|

.................................................
Leia outros posts:


.........................................................
Para ler outras reflexões, clique [aqui]
Para ler crônicas, clique [aqui]


.....................................................................
Webston Moura
, administrador deste blog, é Tecnólogo de Frutos Tropicais, poeta e cronista. Natural do Ceará, Brasil, mora no município de Russas, na região do Vale do Jaguaribe. Aprendiz de Teosofia, segue a Loja Independente de Teosofistas - LIT. Tem apreço por silêncio, música, artes plásticas, bichos e plantas. É também administrador dos blogs O Caderno Livre e Só Um Transeunte.
..............................................................................


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso queira, comente!