Imaginando uma vida melhor, acho que nossas escolas deveriam ensinar aos aprendizes a como cuidar da cidade em que moram. Em verdade, minha conjectura é a de que se cumprisse a seguinte sequência: casa, rua, bairro, cidade, município. Estudar os diferentes aspectos disso, objetivando a formar, seguramente, uma comunidade, onde cada pessoa saberia, com a profundidade necessária e suficiente, o que fazer em cada parte das citadas. Imagine umas três gerações de pessoas formadas num modelo assim!
Ah, mas isso já existe!, você me diria. Bem, a escola de hoje deve, talvez, abordar algo nesse sentido, mas não creio que o faça do modo abrangente como considero que deveria ser feito. Não é culpa dos professores ou da escola, mas do modelo, é culpa daqueles que, lá no alto do poder, criam o que aí está.
No ensino superior, há um curso que poderia ser tomado como base de um projeto assim: Economia Doméstica. E, obviamente, de outros cursos viriam outros suportes, para formar professores e outros profissionais desta maneira. Assim, quem sabe, teríamos, lembrando de um texto bom de se ler, "A Feliz Cidade do Futuro".
No título, eu disse que "Deveríamos Ser Uma Comunidade". E não somos? Inteira e evoluidamente, não! Nós, nas cidades, como até na zona rural, temos sido mais um ajuntamento de gente com problemas comuns e soluções que nem sempre vêm a contento.
|Autor: Webston Moura|
.................................................
Leia outros posts:
.....................................................................
Webston Moura, administrador deste blog, é Tecnólogo de Frutos Tropicais, poeta e cronista. Natural do Ceará, Brasil, mora no município de Russas, na região do Vale do Jaguaribe. Aprendiz de Teosofia, segue a Loja Independente de Teosofistas - LIT. Tem apreço por silêncio, música, artes plásticas, bichos e plantas. É também administrador dos blogs O Caderno Livre e Só Um Transeunte.
..............................................................................
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caso queira, comente!