quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

"ESTA SOLIDÃO ABERTA QUE TRAGO NO PUNHO" [Resenha)






por: W.J. Solha,
em seu perfil no Facebook,
em 27/08/2019


Acabo de ler um livro MUITO estranho – ESTA SOLIDÃO ABERTA QUE TRAGO NO PUNHO, do cearense Dércio Braúna – Deleatur Editorial, 2019. Na verdade, DOIS livros: AQUI, JUNTO À CASA DA SENHORA DE HERBAIS – narrativa em XLVI partes; e POR ENTRE AS SOMBRAS, PERGUNTAR AINDA PELO MAR – com quinze poemas. O impacto foi tão forte, com o primeiro deles, que vou deixar pra digerir o segundo noutra ocasião. Foi mais ou menos o que me aconteceu quando recebi, quando vivia em Pombal ( entre 63 e 70), um disco da poderosa obra pra órgão - Tocata e Fuga em Ré Menor - , de Bach, tendo - do outro lado - a delicada Chacona – também dele - pra solo de violino. Extasiado pela Tocata, somente fui perceber a maestria da Chacona... muito depois. OK.

Mas como Santo Agostinho ao dizer que se não lhe perguntassem o que era o Tempo, ele sabia do que se tratava, mas se lhe perguntassem – nem pensar, a verdade é que não tenho o instrumental necessário pra ir fundo no primeiro livro. Porque jamais li nada de Mia Couto, nem da “Senhora de Herbais”, nem do Prémio Camões de 2007 - Lobo Antunes, e infelizmente AQUI, JUNTO Á CASA DA SENHORA DE HERBAIS, deriva diretamente, parece-me, de duas pesquisas de Braúna: a que fez em 2011 “sobre questões pós-coloniais a partir da obra do escritor moçambicano Mia Couto”, pra seu mestrado em História Social pela Universidade Federal do Ceará, e a que – doutorando pela mesma UFC – faz agora sobre as relações entre História e Literatura , com foco no pensamento sobre a História na obra de Saramago. A narradora de Braúna é portuguesa e seu pesado sutaq´h é tão carr´gado quant´u u d´ meu avô – Joaquim Solha – sempre muitíssimo pr´sente em minha m´mória. Mas tem mais: como diz o autor nas considerações finais, “sua escrita tem duas imensas forças-moventes”. Sua “alma-fulgor”, a escritora portuguesa Maria Gabriela Llansol (1931-2008), com seu “pacto de inconforto, e pesa, também, uma dívida com o também lusitano Antonio Lobo Antunes, nascido em 42, hoje aos 77 anos, Prémio Camões de 2007, dívida com seu “ modo de fazer dos signos pretextos de superfície, a fim de, através deles, conduzir ao fundo avesso da alma”.

Um dia chego lá. Hoje, fico na divulgação do “facto” de que esse ESTRANHO ARTEFATO existe, ilustrado com fotos :a da “quinta do Jacob” – cenário da história, casa que é espólio de Maria Gabriela Llansol - , foto da própria Llansol, bem como a do velório de Fernando Pessoa, flagrantes do linchamento de negros em Oklahoma por enforcamento ou no fogo, etc, etc. Voltamos à época do experimentalismo literário, como em O Jogo da Amarelinha, de Cortázar; a do Dicionário Kazar, de Milorad Pavic´, e até meu, como em A Verdadeira Estória de Jesus, publicado pela Ática em 79.

Veja um exemplo:

na página 55 se lê que “No domingo passado, depois de pregar no cárcere municipal de Cincinnati, me foi permitido visitar o recinto dessa desgraçada”, etc, etc , coisa que relemos 12 páginas depois, num recorte de jornal da época:
- Last Sabath, after preaching in the city prison, Cincinnati, I was permited to visit the apartment of that unfortunate woman - etc, etc

Capítulo XVIII:

- Hoje, há pouco, estive em 1578. Andei ao pé de el-rei , sob o nevoeiro – Sebastião.
Encerro com a narradora explicando tudo:
- Escrevo em estado de incêndio.

_____________________________
Esta solidão aberta que trago no punho (poesia)
Dércio Braúna
Deleatur - 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso queira, comente!