Caminhando pela rua com Nina, uma cachorrinha que há aqui em casa, a última de três, avistei adiante um urubu no chão. Rápido, ele me pareceu catar algo. Em seguida, levantou voo e passou por cima de mim, quando olhei e vi que ele tinha ao bico uma lagartixa, sua refeição daquele momento, obviamente.
Como no caso anterior, já vi em vídeo outros animais sendo devorados vivos. São vídeos feitos na África, aonde os safáris de passeio acontecem e as pessoas podem filmar a vida animal, incluindo aí os predadores em ação pegando suas presas e as comendo vivas.
Apesar de ter uma compreensão sobre o assunto, sempre me espanto. De alguma maneira, me espanto que a natureza - o que inclui a nós humanos - seja realizada e perpetuada à base desta violência, que é a de uns necessitarem dos outros como alimento e assim, da eliminação dos outros, da neutralização de suas existências.
Imagino, então, a agonia interior que cada bicho passa, as dores, o terror. E preciso, depois, imaginar que na essência profunda da realidade há um equilíbrio que faça desta inevitabilidade algo, no fim, justo, pois não quero imaginar que A VIDA, lá na raiz do que ela misteriosamente é, seja uma cilada.
Existir em meio a perguntas e nem tanto a respostas é, creio eu, um dos grandes desafios do ser humano. E há muita coisa que não entendemos completamente, como o caso da questão acima. Resta-nos, pois, como me disse um amigo, ser humilde, afinal de contas, se a realidade natural é assim, sem que possamos alterar sua essência, resta-nos aceitá-la. Ainda que a cada vez de espanto tomemos algum susto, resta-nos aceitá-la.
|Autor: Webston Moura|
.................................................
Leia outros posts:
.....................................................................
Webston Moura, administrador deste blog, é Tecnólogo de Frutos Tropicais, poeta e cronista. Natural do Ceará, Brasil, mora no município de Russas, na região do Vale do Jaguaribe. Aprendiz de Teosofia, segue a Loja Independente de Teosofistas - LIT. Tem apreço por silêncio, música, artes plásticas, bichos e plantas. É também administrador dos blogs O Caderno Livre e Só Um Transeunte.
..............................................................................


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caso queira, comente!