segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

A Gentileza

Diz o dicionário que a gentileza é a capacidade de ser amável, cordial, generoso. Isto contraria a estupidez, a agressividade e o egoísmo.

Agir com gentileza é, então, preservar o melhor nas relações, respeitando a dor das pessoas, respeitando sua integridade, suas buscas, suas vidas. E é um caminho de mão dupla: dar e receber. Gerar.

O que as virtudes expressam, ainda mais num mundo cheio do contrário, parece ingenuidade. Mas só o serão se forem aplicadas ao lugar errado, pois mesmo as virtudes requerem a atenção de distinguir as intenções, os interesses, o que, de fato, está se passando. Isto para que não se seja tolo diante dos aproveitadores.

A pessoa gentil, se verdadeira mesmo nisso, não escapa de ser justa e firme, para evitar agir assim com o que lhe há de prejudicar.

Ser gentil é ser nobre. Como costume de uma sociedade, salva o melhor que o ser humano carrega.

|Autor: Webston Moura|

.................................................
Leia outros posts:


.........................................................
Para ler reflexões, clique [aqui]
Para ler crônicas, clique [aqui]


.....................................................................
Webston Moura
, administrador deste blog, é Tecnólogo de Frutos Tropicais, poeta e cronista. Natural do Ceará, Brasil, mora no município de Russas, na região do Vale do Jaguaribe. Aprendiz de Teosofia, segue a Loja Independente de Teosofistas - LIT. Tem apreço por silêncio, música, artes plásticas, bichos e plantas. É também administrador dos blogs O Caderno Livre e Só Um Transeunte.
..............................................................................


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso queira, comente!