Imagine Sentir Fome e Não Ter Voz Para Pedir
Há muitos animais abandonados por aí, animais sem lar, sem ter quem cuide de sua segurança, de sua alimentação, sem ter quem lhes dê um abrigo, longe da chuva e dos perigos da rua, sem ter quem lhes dê remédio quando ficam doentes.
Em nossa cidade, Russas, há um bocado por aí. São cães e gatos que vagam pelas ruas em busca de comida, sofrendo agressões por parte de pessoas desumanas e de outros animais. Chafurdam o lixo, pois precisam comer. Bebem água aonde der certo beber e dormem sabe-se lá como nem onde.
É sabido que o animal de rua vive menos, afinal padece de todo desconforto e perigo que encontra pela frente. E é também sabido que o poder público (prefeitura) é que deveria ter uma política completa, à altura do desafio. Em parceria com a sociedade, claro. Seria abrigo com clínica e profissionais competentes e corretamente pagos, a fim de realizar um bom serviço. Mas não é bem isso o que acontece.
Assim sendo, os interessados vão se virando como podem, para tentar ajudar cães e gatos que encontram por aí.
Há uma ação simples que todo mundo pode fazer. Deixe na calçada de casa, especialmente à noite, um pouco de comida e água limpa. Cães e gatos se servirão disso. Há sobras ainda saudáveis, como arroz, ossos, caldo e outras que não significam para você, mas que para os animais abandonados é um banquete. Ou, simplesmente, a garantia de uma sobrevivência melhor. Eles comem, bebem e se contentam.
Você pode dizer: "Ah, mas isso faz é aumentar o número de animais em tal condição." E eu te digo que o aumento no número de animais abandonados ocorre por conta da FALTA UMA POLÍTICA PÚBLICA que os proteja e promova castração, para que eles não se proliferem de modo tão fácil.
Dar de comer e de beber a eles é um ato de amor e de compreensão de nossa parte, é o que nos faz seres humanos conscientes e melhores.
Dê de comer e de beber a quem não tem como pedir, como o cão da imagem que ilustra este post! Seja gentil com quem precisa de você!
|Autor: Webston Moura|
.................................................
Leia outros posts:
.....................................................................
Webston Moura, administrador deste blog, é Tecnólogo de Frutos Tropicais, poeta e cronista. Natural do Ceará, Brasil, mora no município de Russas, na região do Vale do Jaguaribe. Aprendiz de Teosofia, segue a Loja Independente de Teosofistas - LIT. Tem apreço por silêncio, música, artes plásticas, bichos e plantas. É também administrador dos blogs O Caderno Livre e Só Um Transeunte.
..............................................................................
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caso queira, comente!