No último 14 de março, dia do 𝛑, a comunidade EtnoMatemaTicas Brasis lançou a revista e-Almanaque EtnoMatemaTicas Brasis, com a edição temática “Onde está 𝛑?”.
A revista preza uma perspectiva conceitualmente plural de diversidade e refere conteúdos que, simultaneamente, buscam dar relevância à pluralidade e aos aspectos científicos do Programa Etnomatemática e áreas afins, promovendo diálogos e hiperligações entre o acadêmico e o não acadêmico, o olhar do pesquisador e o objeto olhado, formal e informal, textual, audiovisual, imagético…
Sem frequência predefinida e/ou fluxo contínuo, o periódico associa-se à ocorrência de eventos, temas, episódios específicos, dos quais se destacam informações constitutivas de conteúdos científicos variados, técnicos (principalmente os relativos à Educação) e mobilizadores de interesse pelas ciências e pelo sociocultural. Compromete-se com pelo menos uma publicação anual. Objetiva também contribuir para a popularização da Ciência, especialmente da Etnomatemática, e da Tecnologia.
A Equipe Editorial convida interessados a visitarem a revista e-Almanaque EtnoMatemaTicas Brasis, volume 2024, número 1, <https://doi.org/10.29327/2366212.2024.1>, fruto de uma parceria estabelecida entre a comunidade EtnoMatemaTicas Brasis, o International Study Group on Ethnomathematics (ISGEm) e a Red Internacional de Círculos y Festivales Matemáticos (CYFEMAT).
Vinte e quatro pesquisadores e educadores corporificam este primeiro número que reúne intenções e ações investigativas e pedagógicas que se mostram contributivas para a percepção e captação de fatos e fenômenos que evidenciam que “o Pi está em todo lugar” como resposta à questão “Onde está Pi?”.
Orientando-se teoricamente pelo Programa Etnomatemática, a revista e-Almanaque EtnoMatemaTicas Brasis pretende contemplar a multiplicidade de movimentos, estudos, interesses e afinidades epistemologicamente associados a este programa de pesquisa. Assim, neste início do processo de sua construção, os editores solicitam a colaboração dos leitores com o preenchimento de um formulário de avaliação, com base no número atual, nas suas impressões acerca da publicação, nas suas expectativas de estudos e práticas das EtnoMatemaTicas e de números vindouros do periódico.
O formulário de avaliação está disponível em:
A obra lançada também está publicada numa versão e-book, possibilitando ao leitor a escolha da sua preferência de acesso/leitura:
https://doi.org/10.29327/5376657
Para quem não pôde estar presente no lançamento, o vídeo está disponível no canal VEm Brasil – EtnoMatemaTicas Brasis, neste link:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caso queira, comente!