sábado, 23 de março de 2024

Revista e-Almanaque EtnoMatemaTicas Brasis é lançada com êxito!


Da professora Olenêva Sanches Sousa
https://etnomatematicasbrasis.org/2024/03/16/revista-e-almanaque-etnomatematicas-brasis-e-lancada-com-exito/

No último 14 de março, dia do 𝛑, a comunidade EtnoMatemaTicas Brasis lançou a revista e-Almanaque EtnoMatemaTicas Brasis, com a edição temática “Onde está 𝛑?”.

A revista preza uma perspectiva conceitualmente plural de diversidade e refere conteúdos que, simultaneamente, buscam dar relevância à pluralidade e aos aspectos científicos do Programa Etnomatemática e áreas afins, promovendo diálogos e hiperligações entre o acadêmico e o não acadêmico, o olhar do pesquisador e o objeto olhado, formal e informal, textual, audiovisual, imagético…

Sem frequência predefinida e/ou fluxo contínuo, o periódico associa-se à ocorrência de eventos, temas, episódios específicos, dos quais se destacam informações constitutivas de conteúdos científicos variados, técnicos (principalmente os relativos à Educação) e mobilizadores de interesse pelas ciências e pelo sociocultural. Compromete-se com pelo menos uma publicação anual. Objetiva também contribuir para a popularização da Ciência, especialmente da Etnomatemática, e da Tecnologia.

A Equipe Editorial convida interessados a visitarem a revista e-Almanaque EtnoMatemaTicas Brasis, volume 2024, número 1, <https://doi.org/10.29327/2366212.2024.1>, fruto de uma parceria estabelecida entre a comunidade EtnoMatemaTicas Brasis, o International Study Group on Ethnomathematics (ISGEm) e a Red Internacional de Círculos y Festivales Matemáticos (CYFEMAT).

Vinte e quatro pesquisadores e educadores corporificam este primeiro número que reúne intenções e ações investigativas e pedagógicas que se mostram contributivas para a percepção e captação de fatos e fenômenos que evidenciam que “o Pi está em todo lugar” como resposta à questão “Onde está Pi?”. 

Orientando-se teoricamente pelo Programa Etnomatemática, a revista e-Almanaque EtnoMatemaTicas Brasis pretende contemplar a multiplicidade de movimentos, estudos, interesses e afinidades epistemologicamente associados a este programa de pesquisa. Assim, neste início do processo de sua construção, os editores solicitam a colaboração dos leitores com o preenchimento de um formulário de avaliação, com base no número atual, nas suas impressões acerca da publicação, nas suas expectativas de estudos e práticas das EtnoMatemaTicas e de números vindouros do periódico.

O formulário de avaliação está disponível em:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfHYvVijd_AduXaRNRlzOugs3Jx4CJr82E4ZsXsSMx4hYsyXg/viewform?usp=sharing

A obra lançada também está publicada numa versão e-book, possibilitando ao leitor a escolha da sua preferência de acesso/leitura:

https://doi.org/10.29327/5376657

Para quem não pôde estar presente no lançamento, o vídeo está disponível no canal VEm Brasil – EtnoMatemaTicas Brasis, neste link:




.................................................
Leia outros posts:

..........................................................
Visite:

Só Um Transeunte:
Ubiratan D'Ambrosio
Red Internacional de Etnomatemática
EtnoMatemaTicas Brasis

.....................................................................
Webston Moura
, administrador deste blog, é Tecnólogo de Frutos Tropicais, poeta e cronista. Natural do Ceará, Brasil, mora no município de Russas, na região do Vale do Jaguaribe. Aprendiz de Teosofia, segue a Loja Independente de Teosofistas - LIT. Tem apreço por silêncio, música, artes plásticas, bichos e plantas. É também administrador dos blogs O Caderno Livre e Só Um Transeunte.
..............................................................................


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso queira, comente!